quarta-feira, fevereiro 16, 2011

Experimentando a Paz de Deus

"Tu, Senhor, guardarás em perfeita paz aquele cujo propósito está firme, porque em Ti confia." Isaías 26:3, NVI



Neste mundo pontilhado diariamente com ataques terroristas, estupros, homicídios e todo tipo de violência e miséria humana, como é possível ter paz? Nosso texto revela o segredo da paz em meio às tormentas da vida: confiança em Deus. Suponho que seja possível ter firmeza de propósito por outras razões – talvez por ser obstinado e inflexível – mas não há paz nesse tipo de firmeza. A firmeza a que o texto se refere significa ser inabalável, ou leal. Quando você decide ser leal a Deus porque aprendeu a confiar nEle, então Ele lhe dá paz – mais do que isso, perfeita paz.


Deus não nos pede que confiemos nEle cegamente. No Salmo 34:8 (NVI), Ele nos convida: “Provem, e vejam como o Senhor é bom.” Nosso Pai celeste sabe que precisamos prová-Lo de modo pessoal, a fim de realmente conhecê-Lo e confiar nEle.

Quando meu filho, Brandon, tinha 10 anos de idade, prendeu o dedo na engrenagem da bicicleta. Ele sempre fora um garoto sensível, que não suportava ver sangue, mas, na sala de emergência, enquanto o médico tratava do seu dedo, notei que Brandon observava atentamente, o tempo todo. Quando voltamos para casa, perguntei como ele conseguira suportar ficar olhando; a ponta do osso fraturado estava exposta e, para mim, aquilo era repulsivo. Brandon respondeu que temia que o médico resolvesse cortar o dedo fora, ou parte dele, e por isso ficou observando para ter certeza de que aquilo não aconteceria! Tive que sorrir diante dos infundados temores de uma criança, temores que só aumentaram sua aflição durante a experiência no pronto-socorro. Teria sido mais fácil se ele confiasse na pessoa encarregada de cuidar dele, um médico preparado que sabia exatamente o que fazer.


E nós? Quantas vezes deixamos de procurar Aquele que não apenas sabe exatamente o que fazer, mas deseja sempre o melhor, o que é para nosso máximo bem eterno? Ele deve balançar a cabeça quando deixamos de desfrutar a paz que vem da confiança nEle. Paulo nos diz como experimentar a paz de Deus: orando por tudo (Filipenses 4:6, 7). Ao aprendermos a entregar tudo em oração, Deus, que é mais do que fiel, certamente nos concederá a paz que excede todo entendimento.


[Carla Baker]

2 comentários:

RODRIGO PHANARDZIS ANCORA DA LUZ disse...

No Evangelho de João, Jesus diz:

"Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbe o seu coração, nem tenham medo." (Jo 14.27; Nova Versão Internacional - NVI)

E também:

"Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo" (Jo 16.33; NVI)

Esta é a verdadeira paz proposta por Jesus.

O que o mundo pode nos oferecer não é paz, mas tão somente um armistício que, segundo a definição da Wikipédia, é "a ocasião na qual as partes envolvidas num conflito armado concordam com o fim definitivo da guerra".

Assim, o que Jesus nos prpõe é uma paz que nem a guerra e nem as aflições e perseguições desta vida são capazes de tirar.

Ester Alvarenga disse...

Amem!!
Eh essa paz que devemos buscar!
Eh esse relacionamento com Deus que devemos ter, pra assim experimentar a paz que ha mto Ele nos deixou!

Abraco, Rodrigo!